Fortaleza dos Reis Magos de Goa (Índia)

A Fortaleza dos Reis Magos de Goa, também referida como Fortaleza de Bardez, localiza-se no concelho de Bardez, no distrito de Goa Norte, no estado de Goa, na costa oeste da Índia.
Ficheiro:Goa Braun Hogenberg.jpgGoa foi conquistada pelo segundo Vice-rei do Estado Português da Índia, D. Afonso de Albuquerque, durante a sua segunda ofensiva, em 25 de Novembro de 1510. Foi por ele escolhida para sediar a capital do Vice-reino da Índia, devido à excelência da sua posição, facilmente defensável quer pelo lado de terra e quer lado do mar. Para esse fim, iniciou uma primeira fortificação - o chamado "Forte Velho de Goa" -, cujas obras são atribuídas ao Mestre de Pedraria Tomás Fernandes. A ela sucederam-se a Fortaleza dos Reis Magos e diversas linhas de defesa abaluartadas. Nas décadas seguintes a cidade passou a ser defendida por uma muralha e por um conjunto de fortificações, articuladas entre si, onde se destacavam a Fortaleza da Aguada, o Forte de Nossa Senhora do Cabo e o Forte de Pangim.
A Fortaleza dos Reis Magos foi erguida sobre uma antiga fortificação indiana localizada na margem direita do rio, sob o governo do Vice-rei D. Afonso de Noronha (1551-1554). Sofreu um ataque em 1570. A couraça pelo lado do rio, é-lhe posterior, erguida por determinação do Vice-rei Manuel de Souza Coutinho (1588-1591).
Deteriorada pelo tempo e pelos elementos, foi inteiramente reconstruída a partir de 1703, conseguindo resistir com sucesso ao ataque dos Maratas, em 1739. Na sua defesa tomaram parte ativa os franciscanos, tendo diversos deles perecido em combate.
Ao final do século XX, era utilizada como prisão.
Os seus vestígios encontram-se atualmente protegidos pelo governo de Goa, Damão e Diu desde 1983.
A fortaleza é adjacente ao Colégio dos Reis Magos, fundado em 1555 pelos franciscanos, que a partir dessa instituição irradiaram o seu trabalho missionário na provícia de Bardez. Possui uma escadaria íngreme, murada de ambos os lados, que a comunica com o cais. Tem também a sua fonte de água.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_dos_Reis_Magos_de_Goa

Comentários

Postagens mais visitadas