terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ENCONTRO NA UFRN ABORDARÁ QUESTÕES INDÍGENAS


Na próxima quinta (16/02), no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ocorrerá a VI Aula Magna do Curso de Direito.

Na ocasião estarão presentes os palestrantes: professor José Humberto Góes Jr. - advogado popular dos indígenas do Santuário dos Pajés, em Brasília (local sagrado que vem sendo ameaçado pela especulação imobiliária); o morubixaba Manoel, da Aldeia Trabanda (Sagi / Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte) - que abordará questões referentes aos conflitos de terra que atualmente envolvem a aldeia (a imobiliária Bezerra Imóveis está tentando grilar as terras em que vivem os índios do Sagi, para vendê-las a europeus interessados em construir um resort); e o professor Alcides Sales, da Fundação José Augusto - que apresentará aspectos de seu trabalho de resgate da cultura indígena no Rio Grande do Norte.

No sábado último (11/02), a convite do morubixaba Manoel, estive na Aldeia Trabanda, com os indígenas do Sagi. Junto a um grupo de pesquisadores e amigos das causas indígenas (reunindo as áreas de História, Geografia, Ciências Sociais e Matemática), pudemos conversar bastante sobre as questões pertinentes à comunidade e sobre a cultura indígena em nosso estado. Não deixamos de dançar, durante a noite, o Sagrado Toré, através do qual a comunidade foi abençoada pelas Forças do Criador e da Jurema Sagrada.
 
FONTE: http://profangelico.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário