Brasão da Família Paulino

O sobrenome Paulino está relacionado a São Paulo, um dos santos mais populares na Europa medieval, por isso existem famílias Paulino na Inglaterra, França Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e no Flandres, é claro que nem todas com a mesma grafia, algumas surgiram de forma toponímica, já outras de forma patronímica, mas todas influenciadas pela figura de São Paulo, este foi um apóstolo e escreveu vários livros do novo testamento bíblico, Paulo originalmente se chamava Saulo, que significa grande, e perseguia os cristãos, porém um dia ele encontrou com Jesus no caminho de Damasco e se converteu, a partir daí Saulo passou a usar o nome Paulo, que significa pequeno.Paulino vem do nome latino Paulinus, que significa pequeno Paulo ou relacionado a Paulo, o nome Paulinus ou Paullinus já era usado desde os tempos romanos, geralmente os filhos de homens chamados Paulo eram batizados com o nome Paulino, ou os devotos de São Paulo, além de São Paulino de Nola, São Paulino de Treveris e São Paulino de Aquilea. 
Brasão da família Paulino da Espanha.
FONTE: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/

Comentários

  1. Meu nome é Maria Auxiliadora Paulino Cavalcante tenho muita vontade de conhecer a Família Paulino é sobrenome do meu Pai Manoel Paulino da silva e tinha ou tem um irmão de nome Sebastião paulino o qual sonhamos muito em conhecer caso você veja entra no Facebook de Auxiliadoracavalcante@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família da parte paterna, são todas do Nordeste , paraibanos da cidade do Piancó e de Coremas sobrenome PAULINO

      Excluir
    2. Descobri recentemente que sou da família Paulino Cavalcante, Francisco José Paulino Cavalcante, chegou ao Ceará vindo de Pernambuco em 9 de Junho 1822 ano da independência do Brasil, era filho de Manoel Antônio de Araújo e Josefa Maria de Jesus, faleceu em Canindé. FILHOS . Francelina Paulino do Amor Divino, Carolina Paulino de Araújo, Marcolina Paulino, Antônio José Paulino, Francisco Paulino da Silva, José Paulino da Silva, Martinho Paulino ,se alguém tiver alguma informação eu agradeço.

      Excluir
    3. MEU AVÓ PATERNO CHAMA MANOEL PAULINO DA SILVA É DESCENDENTE DE ALAGOAS

      Excluir
  2. Eu não sei muito sobre meu sobrenome
    Só sei que ganhei ele da minha mãe que ganhou da minha vó que a mesma ganhou da minha bisavó, minha vó se chamava Maria da Penha Paulino da Silva, tenho curiosidades sobre esse sobrenome.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai é da família Paulino da Silva do município de Lavras da Mangabeira

    ResponderExcluir
  4. Minha família da parte do meu pai é Paulino meu avô João Paulino,meu psi Sebastião Paulino eu sou Nelson paulino e meu filho vitor Gabriel Paulino.

    ResponderExcluir
  5. EU SOU NETA, DE Virginia Paulino de Melo Tenho o nome da minha vó.
    Ela é filha Paulino Firmino de Melo e Ana Cesarina de Melo Florãnia R-N

    ResponderExcluir
  6. Sou neto de Antônio Paulino ,vindo de São Paulo ,para o estado do Paraná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chama Antonio Paulino, mas nao é o mesmo, pois o meu vem de Diamantina-MG

      Excluir
    2. Eu sou Inês Paulino Lopes e herdei o Paulino da minha mãe, meu avô era José Paulino da Silva não muito dele mas eu só sei que ele era mineiro.

      Excluir
    3. Sou neta de um Paulino, meu avô é mineiro, Geraldo Paulino da Silva

      Excluir
  7. Meu avô, segundo ele veio no período da borracha para o Amazonas, promessa de riqueza na época, se chamava José Paulino da Silva. Era do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  8. Minha família toda é Paulino, tanto por parte de pai como de mãe...todos vindo da cidade morrinhos-CE, vi que a maioria do comentários são de famílias do nordeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe sobre Pacatuba - CEARÁ algo ? Meu Avô José Miranda Paulino da Silva, irmãos Antônio, Luzia, todos Paulinos.
      Gostaria de saber se temos descendentes Europeus. Agradeço quem responder ♡

      Excluir
  9. Toda a Minha Família Por parte de Pai é Paulino ...Meu Pai Chama João Paulino,Meu avó Antônio Paulino ,Meus Tios ,Tias e eu filho Rodrigo Paulino...E Segue com os Meus Irmãos mais novos...

    ResponderExcluir
  10. Sou Rogério Paulino nascido em São Paulo filho de Pedro Paulino, Neto de Romão Paulino nascido no Rio de janeiro. Tem Paulino pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  11. Minha família por parte de pai, vive na Paraíba, tem o sobrenome Paulino maia.

    ResponderExcluir
  12. Minha família é Paulino pai Lázaro Paulino em Minas Gerais

    ResponderExcluir
  13. Meu Avô Marçal Paulino Neto, teria 99 anos se fosse vivo, ele era natural de Arcoverde PE... sempre quis saber da história dele, ele faleceu em 98 eu era muito criança.

    ResponderExcluir
  14. Letícia Medeiros Paulinosegunda-feira, dezembro 11, 2023

    Minha vó se chama Nadir da Conceição Paulino, é de São Paulo se alguém souber de algum parente

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe sobre Pacatuba - CEARÁ algo ? Meu Avô José Miranda Paulino da Silva, irmãos Antônio, Luzia, todos Paulinos.
    Gostaria de saber se temos descendentes Europeus. Agradeço quem responder ♡

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Mairton Paulino, sou de Parnaíba-PI, herdei o sobrenome Paulino do meu bisavô Raimundo Paulino.

    ResponderExcluir
  17. Bom, meu nome é chaynara Paulino e meu avô veio do Ceará. Talvez nossas histórias se interliguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando: O nome dele é José Paulino e seu pai era João Paulino, vieram para o Maranhão.

      Excluir
  18. Meu avô paterno se chama José paulino da Silva, ja meu avô materno tem os sobrenomes Lopes da Silva.

    ResponderExcluir
  19. Meu pai também e Paulino filho de português aqui no Brasil meu avô nome José Paulino Rodrigues avô paterno

    ResponderExcluir
  20. Descobrir pouco tempo que sou da família Paulino porém não erdamos o sobrenome pois meu bisavô foi deserdados, sou curiosa pra saber da família Antônio Paulino Silva da bisavô Rita Paulino de Oliveira. Alguém souber alguma informação.

    ResponderExcluir
  21. Meu nome e Antônio Paulino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas