Palestra na UFRN com Benjamin Nicolaas Teensma






















Estive no dia 15 de outubro (Dia do Professor) na palestra do professor Benjamin N. Teensma. Com o tema "A Missão de Rodolfo Baro ao Encontro de Nhandui na Serra de Macaguá, Rio Grande do Norte em 1647" a palestra ocorreu as 15hs na sala C5 do setor II de aulas do Campus Universitário/UFRN, em Natal.

Dr Benjamin N. Teensma é professor e investigador emérito da Secção de Português de Departamento de Línguas e Culturas da América Latina da Universidade de Leiden na Holanda. Os seus interesses de investigação incluem a história dos judeus sefarditas em Amesterdã, a história da expansão portuguesa na Ásia e a história da presença da Cia das Índias Ocidentais Holandesas (W.I.C.) no Brasil Holandês. É de sua autoria uma variedade de publicações e comentários sobre manuscritos respeitantes às suas áreas de investigação. Desde 1997, Teensma é membro correspondente da Academia Portuguesa de História e, desde 2002, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, de Recife.

Filólogo e historiador neerlandês. Foi professor de português da Universidade de Groninga, entre 1965 e 1980, e professor de português no Departamento Línguas e Culturas da América Latina da Universidade de Leiden, entre 1980 e 1998. Estudou os judeus sefarditas da Holanda, a história da expansão portuguesa e a história do Brasil Holandês. Foi responsável pela revisão da tradução holandesa do livro Tempo dos Flamengos, de José Antônio Gonsalves de Mello, publicado pela Walburg Pers, Zutphen, 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas