sábado, 16 de outubro de 2010

Palestra na UFRN com Benjamin Nicolaas Teensma






















Estive no dia 15 de outubro (Dia do Professor) na palestra do professor Benjamin N. Teensma. Com o tema "A Missão de Rodolfo Baro ao Encontro de Nhandui na Serra de Macaguá, Rio Grande do Norte em 1647" a palestra ocorreu as 15hs na sala C5 do setor II de aulas do Campus Universitário/UFRN, em Natal.

Dr Benjamin N. Teensma é professor e investigador emérito da Secção de Português de Departamento de Línguas e Culturas da América Latina da Universidade de Leiden na Holanda. Os seus interesses de investigação incluem a história dos judeus sefarditas em Amesterdã, a história da expansão portuguesa na Ásia e a história da presença da Cia das Índias Ocidentais Holandesas (W.I.C.) no Brasil Holandês. É de sua autoria uma variedade de publicações e comentários sobre manuscritos respeitantes às suas áreas de investigação. Desde 1997, Teensma é membro correspondente da Academia Portuguesa de História e, desde 2002, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, de Recife.

Filólogo e historiador neerlandês. Foi professor de português da Universidade de Groninga, entre 1965 e 1980, e professor de português no Departamento Línguas e Culturas da América Latina da Universidade de Leiden, entre 1980 e 1998. Estudou os judeus sefarditas da Holanda, a história da expansão portuguesa e a história do Brasil Holandês. Foi responsável pela revisão da tradução holandesa do livro Tempo dos Flamengos, de José Antônio Gonsalves de Mello, publicado pela Walburg Pers, Zutphen, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário