Discurso para os formandos em História

Nesse início de minhas palavras devo, sem dúvida, um agradecimento por este momento. Junto a isso exponho a revelação de que ser professor é assumir uma posição muito gratificante, pois temos a oportunidade de aprender com aqueles a quem ensinamos. Meu convívio com vocês foi motivo de orgulho e ser escolhido como Paraninfo nesta cerimônia é algo que vai marcar-me para sempre.
Não pensem agora que estão finalizando uma etapa de quatro anos. Não é hora de olhar para trás, olhem para o futuro. Neste momento estão ingressando em um seleto e privilegiado grupo de brasileiros que possui uma graduação universitária e merecem todos os cumprimentos pela forma brilhante como o fizeram.
Ao vê-los formados tenho a sensação do dever cumprido, pois sei que a sociedade recebe, agora, profissionais qualificados. Vale ressaltar, agora, a necessidade de se ouvir e respeitar o chamado interior, a tendência íntima, a vocação. Lembrem do velho e bom Aristóteles, que ensinava que "o prazer aperfeiçoa a atividade". Quando se trabalha com prazer, o trabalho pode trazer ótimos resultados ao longo de uma existência. Por essa razão, sempre vale a pena ouvir esse apelo íntimo chamado vocação.
Alguns podem pensar agora: Quantos caminhos ainda temos que andar para um dia sermos alguém? Quantos dos mares temos que atravessar para poder descansar na areia? Vocês são, hoje, o que há muito tempo queriam ser. Se ainda não sabem todas as respostas, pelos menos aprenderam a questionar.
Para aqueles que imaginam que qualquer um pode ensinar de História, gostaria de apresentar a definição de Professor para que reflitam na Escola: "O professor medíocre descreve o assunto, o professor bom explica, um ótimo professor demonstra e um professor fora de série oferece inspiração ao aluno." O ensino de História necessita de mais respeito e vocês terão essa tarefa pela frente.
Que sejam eternos estudantes. Digo isto, queridos formandos, para lembrar-lhes que a nossa profissão lida diretamente como a coisa mais substancial de cada ser humano: a sua própria existência. Toda e qualquer profissão exige constante atualização, mas as mudanças na sociedade exige muito mais do professor que de qualquer outro profissional. Por isto o aprendizado contínuo é uma necessidade e sei que ele será a marca de suas carreiras, que por certo serão muito bem sucedidas.
Mudança é a palavra-chave. Heráclito ensinou que nenhum homem atravessa o mesmo duas vezes e, na verdade queria dizer que nada é tão permanente quanto a própria a mudança.
Para finalizar, quero cumprimentar e agradecer aqueles que contribuíram significativamente para que essa cerimônia acontecesse. Senhores pais, há três anos, recebemos de vocês esses filhos amados e, hoje, nós os devolvemos formados. Sabemos dos muitos sacrifícios que cada família fez para mantê-los. A vocês o nosso agradecimento por ter confiado a UVA essa responsabilidade e esperamos ter feito jus a confiança que nos foi concedida.
Quero que lembrem o dia de hoje como sendo um dos mais especiais de suas vidas e confesso que não encontrei palavras para dizer o quanto sinto-me honrado em fazer parte dele. Então quero apenas dizer “muito obrigado”, pois nada que eu diga será o suficiente para demonstrar a felicidade e a satisfação que este momento me proporcionou.
Encerro o meu pequeno discurso com uma frase de Fernando Pessoa, que diz: O valor das coisas não está no tempo que elas duraram, mas na intensidade com que aconteceram. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Boa noite, sejam felizes e muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas