A Estrada de Ferro Natal - Nova Cruz
E. F. Natal a Nova
Cruz (1884-1901)
Great Western do Brasil (1901-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-2012)
Great Western do Brasil (1901-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-2012)
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980. | |||||||||||||||||||||||
A ESTAÇÃO: A estação
de Natal foi inaugurada em 1881. Com a abertura da E. F. Central
do Rio Grande do Norte (que depois teve o nome alterado para E. F.
Sampaio Correa) em Natal, em 1917, passou a atender as duas
ferrovias, embora uma estação tenha sido construída
para esse fim pela EFCRN e inexplicavelmente jamais tenha sido utilizada
como tal. Essa estação, Natal-EFCRN, nunca funcionou
como estação, embora tivesse um pátio muito movimentado.
A estação de Natal ainda está de pé,
mas já há algum tempo sem tráfego algum de trens
cargueiros, pois a atual
ACIMA:
As linhas da Natal-Nova Cruz (para o sul) e Central do RN (para o
nordeste), com a linha em vermelho mostrando o percurso inicial da
EFCRN antes da construção da ponte do Igapó.
A estação em preto é a de Natal da Natal-Nova
Cruz, ainda em atividade. A estação em azul é
a de Natal da EFCRN, ligada a outra por um ramal (Cessão Wagner
Rodrigues).
concessionária da linha, a CFN, não está
operando cargas no Rio Grande do Norte (2005). Ainda é uma
estação, agora o ponto inicial dos trens metropolitanos,
operada pela CBTU, e recebeu há algum tempo o pomposo nome
de Poeta Diógenes da Cunha Lima, embora o prédio esteja
bastante modificado em relação à sua arquitetura
original, quase irreconhecível.
(Fontes: Wagner do Nascimento Rodrigues, 01/2006; Carlos
Cornejo e João E. Gerodetti: As ferrovias do Brasil,
2005; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht) Copiado de http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/natal.htm |
Queremos a reativação de natal a nova Cruz de novo por favor vai facilitar nossas vidas de mais
ResponderExcluirE um transporte muito seguro que muitas pessoas iria utilizar
ResponderExcluirPor favor se vcs estiverem vendo essa mensagem veja o quanto nos daria tudo para que essa ferrovia fosse reativada
ResponderExcluirNão deixe a história da ferrovia se acabar assim 😢
ResponderExcluirBolsonaro reativa o trecho ferroviário Natal nova cruz e nós vamos votar em vc essa ferrovia vai nos ajudar muito contamos com você querido presidente Bolsonaro
ResponderExcluir