RESUMO INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
O CONHECIMENTO HISTÓRICO
História
é a ciência que tem como principal objeto de estudo o passado. Surgida
na Grécia, teve como pai Heródoto que na obra de mesmo nome narrou a
guerra entre os gregos e os persas. A partir daquele momento estava
criada aquela que seria denominada a grande mestra da vida, tendo como
musa Clio, deusa da memória.
Por seguir um método é uma ciência. Utiliza-se dos mais variados
objetos como fonte, desde que tenham sido criação humana. A partir dos
vestígios do que fora utilizado pelo ser humano em outros momentos
históricos o historiador tenta reconstituir o modo de vida de outros
grupos humanos.
A história, entretanto não trabalha sozinha: ela tem o apoio de outras
ciências, como a geografia, sociologia, química. Cada uma, dentro de
suas especificidades, contribui para a tentativa de reconstituir o que
passou.
As fontes históricas podem ser denominadas documentos e podem ser divididos nos seguintes tipos: escritos oficiais e não oficiais – no
primeiro enquadramos tudo o que foi produzido por governos, impérios;
são os decretos, leis, jornais oficiais; no segundo são colocadas todas
as obras escritas pelos que não tinham ligação com o Estado: são os
jornais não oficiais, os livros, as revistas. Pinturas são documentos
visuais muito úteis para a História assim como a fotografia salientando
que são produtos da vontade humana e não devem ser consideradas o
passado mas uma tentativa de congelar no tempo algo que foi marcante (no
caso mais especifico da fotografia). O que foi produzido para ser
escutado também representa os gostos de determinada época.
Essas são algumas das fontes que o pesquisador, historiador pode
utilizar, mas como ele utiliza essa fonte e trata o acontecimento
passado diz respeito às escolas históricas. Observe as informações
acerca de algumas delas.
A Escola Positivista,
nos meados do século XIX e início do XX, tratava o conhecimento
histórico como regido por leis e que se devia descobri-las para poder
prever o futuro. Nessa perspectiva, a relação causa-consequência é que
tornava possível o próprio conhecimento histórico, estava restrita ao como aconteceu.
Como na época de seu surgimento a sociedade estava na eivada de crença
no progresso e o Estado era o foco das atenções a história deveria se
preocupar com os acontecimentos lineares e selecionados além da ação dos
chamados heróis e os fenômenos político-militares.
A Escola Historicista,
por sua vez, tratava o fato histórico como criação do historiador.
Seria uma história subjetiva, movida pelo que o historiador vivencia. O
documento escrito deveria ser articulado com novas fontes.
A Escola Marxista,
influenciada pelas idéias de Karl Marx, defendia a análise das
estruturas sócio-econômicas, sendo a coletividade o objeto de análise.
Outro conceito importante usado por essa escola é o de modo de produção,
a grande estrutura global que forma a sociedade. Nela o historiador
deve se comprometer com a mudança da realidade social.
Um nível maior de renovação veio com a Escola dos Annales,
surgida no período após a primeira guerra. Tinha como premissa a
utilização de novos objetos e novas abordagens. A pesquisa histórica
deve apreender do passado os fatos históricos e o que eles legaram para o
presente para compreender este e, para tanto, é imprescindível a
colaboração das outras ciências sociais.FONTE: http://www.profsalvianohistoria.com/2012/05/resumo-introducao-aos-estudos.html
Muito bom o resumo. Simples e direto.
ResponderExcluirOlá pessoal. Estou precisando urgente deste livro. Alguém tem em pdf ou escaneadas este livro?
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirMuito bom, mas com algumas falhas na pontuação, o que atrapalhou um pouco.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo conhecimento. Darci Almeida - Belém do Pará
ResponderExcluirAlguém pode mim ajudar com um resumo de 3 folhas sobre a colonização do Rio Grande Do Norte??
ResponderExcluir