GIÁCOMO PALUMBO- UM ESQUECIMENTO IMPERDOÁVEL
Um
dos documentos mais importantes da história da cidade de Natal é o
Plano de Sistematização, elaborado em 1929 pelo arquiteto Giácomo
Palumbo.
Formado na Academia de Belas Artes na França, nasceu na Grécia no dia 2 de fevereiro de 1891. Chegou ao Brasil em 1918, indo morar inicialmente em Recife. Lá construiu várias edificações, entre elas a Ponte Duarte Coelho, considerada até hoje um dos cartões postais da cidade. Posteriormente muda-se para a Paraíba, onde também realiza várias obras durante o governo de João Pessoa.
Chegou a Natal nos anos 20, procedente da Paraíba, e logo foi contratado pelo Intendente Municipal (prefeito), Omar O’Grady, para realizar um plano de Sistematização da Cidade, de acordo com a resolução n° 304, de 6 de abril de 1929. O contrato foi assinado no dia 22 do mesmo mês. Na ocasião disse o Intendente O’Grady: “ era este plano, no meu pensar, uma necessidade inadiável...”
Nesse mesmo ano, o prefeito, que também era engenheiro Civil, formado nos Estados Unidos, preocupado com o ordenamento da cidade, institui a Lei n° 4 que “dispõe sobre construções, reconstruções, acréscimos e modificações de prédios”. Esta lei tornou-se o primeiro instrumento legal a fazer o zoneamento da cidade.
Formado na Academia de Belas Artes na França, nasceu na Grécia no dia 2 de fevereiro de 1891. Chegou ao Brasil em 1918, indo morar inicialmente em Recife. Lá construiu várias edificações, entre elas a Ponte Duarte Coelho, considerada até hoje um dos cartões postais da cidade. Posteriormente muda-se para a Paraíba, onde também realiza várias obras durante o governo de João Pessoa.
Chegou a Natal nos anos 20, procedente da Paraíba, e logo foi contratado pelo Intendente Municipal (prefeito), Omar O’Grady, para realizar um plano de Sistematização da Cidade, de acordo com a resolução n° 304, de 6 de abril de 1929. O contrato foi assinado no dia 22 do mesmo mês. Na ocasião disse o Intendente O’Grady: “ era este plano, no meu pensar, uma necessidade inadiável...”
Nesse mesmo ano, o prefeito, que também era engenheiro Civil, formado nos Estados Unidos, preocupado com o ordenamento da cidade, institui a Lei n° 4 que “dispõe sobre construções, reconstruções, acréscimos e modificações de prédios”. Esta lei tornou-se o primeiro instrumento legal a fazer o zoneamento da cidade.
Conhecido
apenas como Plano Palumbo, até os dias de hoje, são grandes os
benefícios embelazadores da nossa capital. Para se não falar dos
aspectos de modernidade inseridos no seu famoso planejamento
arquitetônico. O seu principal objetivo era criar uma cidade planejada, e
com pensamento voltado para o futuro. Com um traçado urbanístico
moderno e eficaz, com forte influência Européia e Norte- americana,
definia e distribuía funções administrativas, comerciais e industriais.
Nos bairros residenciais, preocupou-se com o embelezamento, arborização e
lazer de ruas e avenidas. Os bairros eram ligados por largas avenidas
com espaços públicos destinados ao lazer. Tirol e Petrópolis foram os
bairros que mais se beneficiaram com o Plano, muito embora alguns
historiadores defendam que esses bairros foram criados a partir do
bairro de Cidade Nova, como eram chamados os bairros de Tirol e
Petrópolis, criado pelo Plano Polidrelli em 1904, durante o governo de
Alberto Maranhão.
O arquiteto Palumbo projetou uma cidade para 100 mil habitantes, tendo atingido esse número já no ano de 1950, possivelmente com o meu nascimento, ocorrido no dia 6 de dezembro daquele ano.
Entretanto, a revolução de 1930 tirou do poder os idealizadores desse plano, o que impediu a continuidade na sua completa implantação.
O arquiteto Palumbo projetou uma cidade para 100 mil habitantes, tendo atingido esse número já no ano de 1950, possivelmente com o meu nascimento, ocorrido no dia 6 de dezembro daquele ano.
Entretanto, a revolução de 1930 tirou do poder os idealizadores desse plano, o que impediu a continuidade na sua completa implantação.
Até
hoje, apesar de buscas feitas por diversos pesquisadores, ainda não se
tem notícia dos originais dessa peça histórica. Em 1977, o Diário de
Natal publicou uma matéria onde informava que os originais foram
criminosamente incinerados. Dizia à matéria que o então chefe do Arquivo
Geral da Prefeitura de Natal, Severino Césio Pereira Dantas, enviou no
dia 7 de fevereiro de 1972 ao então Secretário de Planejamento, Efren
Lima, um memorando onde solicitava autorização para incinerar
documentos, ditos antigos. Fazia parte dessa solicitação todos os
documentos sob a guarda da Prefeitura, produzidos entre os anos de 1898 a
1950, juntamente com o material (?) que se encontrava “jogado” em um
sótão, em cima do Mercado das Rocas, onde o chefe do arquivo dizia
encontrar-se em “estado não prestável”. Não se sabe se a esdrúxula
solicitação foi atendida. O fato é que existe grande possibilidade de o
Plano Palumbo ter sido incinerado juntamente com esses documentos, já
que o mesmo datava de 1929, por conseguinte condenado pelo servidor, a
ser transformado em cinzas.
Portanto, já vem de longe o desrespeito que administradores e a população em geral têm com documentos antigos e com todas as formas de cultura em nosso Estado. Não custa lembrar, que o povo que não se preocupa em preservar o seu passado, certamente não terá um bom futuro.
Portanto, já vem de longe o desrespeito que administradores e a população em geral têm com documentos antigos e com todas as formas de cultura em nosso Estado. Não custa lembrar, que o povo que não se preocupa em preservar o seu passado, certamente não terá um bom futuro.
Quanto
ao grande arquiteto Giácomo Palumbo, os administradores da cidade de
Natal foram “bastante generosos” e lhe prestaram uma grande e merecida
homenagem. Para isso, puseram seu nome em uma ruela localizada próximo
ao cruzamento das ruas Presidente Bandeira com a São José. No mapa, a
tal ruela é tão pequena que não deu pra escrever o nome. Com apenas
algumas pequenas residências de um lado e do outro lado, galpões onde
funciona uma distribuidora. A ínfima ruela, não faz jus ao grande
arquiteto que teve reconhecida importância no traçado urbanístico de
nossa cidade.
Com o advento da Copa do Mundo, nossa cidade, que figura entre as doze sedes onde ocorrerá à disputa dos jogos, obrigatoriamente receberá várias obras importantes, principalmente na área de mobilidade urbana. Fica aqui nossa humilde sugestão para que as autoridades responsáveis corrijam essa imperdoável ingratidão, batizando pelo menos uma dessas obras em sua homenagem, dignificando o nome daquele histórico e grande profissional, além disso, trazendo à luz, a sua história de valoroso arquiteto, para que seja conhecida por todos os natalenses inclusive, aqueles que sabiamente adotaram a cidade de Natal para viver com suas famílias.
Com o advento da Copa do Mundo, nossa cidade, que figura entre as doze sedes onde ocorrerá à disputa dos jogos, obrigatoriamente receberá várias obras importantes, principalmente na área de mobilidade urbana. Fica aqui nossa humilde sugestão para que as autoridades responsáveis corrijam essa imperdoável ingratidão, batizando pelo menos uma dessas obras em sua homenagem, dignificando o nome daquele histórico e grande profissional, além disso, trazendo à luz, a sua história de valoroso arquiteto, para que seja conhecida por todos os natalenses inclusive, aqueles que sabiamente adotaram a cidade de Natal para viver com suas famílias.
FONTE: http://ormuzsimonetti.blogspot.com.br/
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