Família revive personagens históricos.

Membros da Família Galvão participaram das gravações do fime "Nova Amisterdã, Terra do Sol banhada de sangue". Essa já é a 13ª geração da família depois dos episódios retrados no fime. Francisco Galvão, Dimitri Galvão, João Victor Galvão e Breno Galvão tiveram a oportunidade de contracenar com atores que representam os ancestrais da família no Rio Grande do Norte.
Um dos personagens do filme é Joris Garstman van Werwe que foi um militar neerlandês a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) e que participou da segunda das Invasões holandesas do Brasil, durante todo o conflito (1630-1654). A partir de 1634 destacou-se como comandante do Forte dos Reis Magos (denominado como Castelo Ceulen ou Keulen pelos neerlandeses). Em 1637 deixou o comando do Rio Grande para atuar na conquista da Capitania do Ceará. Nesse mesmo ano, em sociedade com o Conselheiro Político Baltasar Wijntges, adquiriu, por 60.000 florins, o Engenho Cunhaú, no Rio Grande. Foi ainda o mandante do assassinato de Jacob Rabe, que teria matado seu sogro, nos massacres ocorridos no Rio Grande em 1645. Joris Garstman casou com a filha de João Lostal Navarro e suas filhas casaram com a primeira geração dos Galvão no Rio Grande do Norte.

Comentários

  1. Olá Francisco!
    É bem estranho estar dirigindo-me a você com esse nome, pois meu avô, Francisco Galvão de Lima, natural de Belém do Pará, foi um grande homem, um verdadeiro Galvão. Nossa história começou com as três famílias Galvão que desembarcaram no Nordeste. Uma família foi para a região norte, a outra para o sul e a terceira ficou por ai mesmo. Será que você tem mais informações, ou conhece esse relato? A gente imagina que professor de história sabe tudo, não é? Principalmente se ele for Galvão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Procure em: http://galvaodorn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Além de Professor, Pesquisador, Historiador, ainda se revela,
    ator. Gostei de saber. Leia minha última postagem, onde falo da "porção" atriz de Lúcia Paiva...

    Gostei de conhecer mais da história da Família Galvão.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas